5 dicas para evitar problemas jurídicas em um e-commerce
20 de maio de 2021
O comércio eletrônico facilitou a relação entre consumidores e fornecedores e trouxe diversas oportunidades de negócios. Contudo, assim como qualquer canal de vendas, há leis e regulamentos que devem ser cumpridos — uma loja online não deve ignorar essas regras.
Portanto, é preciso tomar precauções e ter auxílio jurídico para evitar processos e reclamações.
IDENTIFIQUE AS FASES DE OPERAÇÃO
Desde a propaganda, passando pela efetivação da compra e o pós-venda, existem diversas fases no processo de compra online. É importante a identificação clara dessas etapas para que sejam analisadas sob um olhar jurídico.
TENHA UMA POLÍTICA DE PRIVACIDADE BEM DEFINIDA
Para se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o e-commerce precisa contar com uma política de privacidade robusta e estrategicamente desenvolvida com base em suas atividades. Além disso, é preciso cuidados preventivos com um programa de proteção de dados.
ANALISE AS RECLAMAÇÕES RECEBIDAS
Identifique os processos operacionais que estão causando reclamações/processos para que possa decidir quais são as ações necessárias para prevenir problemas futuros e melhorar a experiência do usuário.
FAÇA UM BOM ATENDIMENTO AO CLIENTE
Tenha canais de atendimento eficientes, com profissionais treinados e prontos para auxiliar os usuários, isso é essencial para um e-commerce. Também é importante que esse atendimento seja transparente e, quando necessário, a empresa assuma erros e busque repará-los.
CONTE COM APOIO PROFISSIONAL
Um suporte jurídico especializado poderá analisar suas operações e indicar — de forma clara e objetiva — quais são as ações necessárias para proteger juridicamente o seu negócio.
Caso precise de suporte jurídico para o seu e-commerce, entre em contato com a nossa equipe.
0 Comentários